sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sopa de ervilha




Boa tarde! para este clima frio que tem feito aqui no Rio trago uma receita infalível quando o assunto é aquecer: Sopa de Ervilha. Quando chega o inverno uma das receitas que eu adoro saborear é uma deliciosa e bem suculenta sopa de ervilha,  só que dessa vez a receita não foi feita por mim, e sim pela minha irmã Cristiane, que dou os devidos créditos, pois ficou espetacular.


Minha irmã é nutricionista, porém fico muito feliz quando ela foge um pouco da regra (comida com pouco sal, baixa calorias, etc) para fazer receitas deliciosas como esta. Não que não seja saudável, mas esta é uma receita que na minha família todos adoram justamente pela generosa quantidade de carne de porco inserida (vamos combinar que é uma delícia né?!). Essa sopa é bem suculenta, sem miséria! Com generosas fatias de calabresa, paio e bacon. 



Outro quesito importante é dessalgar a carne. Esse processo eu recomendo aos experientes pois a sopa corre o risco de ficar bem salgada, caso essa etapa não seja feita no capricho. Quem não tem costume, retire da receita as carnes salgadas. Ou faça como eu e deixe essa parte para quem sabe (no meu caso TODA as partes, essa receita foi feita exclusivamente pela minha irmã).


Para quem não pode comer carne do porco, é só retirar os pedaços de carne da receita, e invés disso acrescentar legumes e outros condimentos para saborizar e aromatizar ainda mais a sua receita. Sugiro para acompanhamento torradas fresquinhas recém saídas do forno! Huum


Receita de sopa de ervilha

500 g de ervilha seca (de pacote)
2 linguiças paio cortado em rodelas
2 linguiças calabresa cortadas em rodelas
200 g de bacon  em cubos médios
300 g de carne seca
300 g de lombo salgado
Alho e Cebola picada
Óleo para dourar
Coentro a gosto
Torradas a gosto
Dica: substitua o bacon por cubos de queijo parmesão, fica uma delícia!

Modo de preparo

Primeira etapa: dessalgar a carne.  Corte a carne seca e o lombo salgado em cubos médios. Coloque em uma panela e cubra com água, leve ao fogo até ferver. Deixe fervendo por aprox. 8 minutos. Escorra toda a água e repita essa operação de três a quatro vezes, até achar que está bom de sal. Após realizar esse processo cozinhe na pressão por 30 minutos, descarte a gordura. Reserve.

Segunda etapa: Na panela de pressão, coloque um fio de óleo e doure a cebola, em seguida acrescente o alho. Junte o paio, a calabresa e o bacon e refogue bem. Em seguida, coloque as ervilhas, as carnes dessalgadas, coentro a gosto, e cubra com água.

Deixe cozinhar por 20 minutos. Abra a panela mecha para soltar o fundo e volte a pressão por mais 20 minutos aproximadamente. Está pronto!

 ...

Comunicado: Infelizmente estou tendo problemas com minha linha telefônica que disponibiliza acesso a internet, por isso estou um pouco sumidinha.  Mas assim que for feita a devida manutenção, voltarei a postar as receitinhas com maior regularidade e também poderei visitar os outros blogs deliciosos que acompanho.


GOSTARIA DE AGRADECER TAMBÉM O CARINHO DE TODOS

O blog alcançou a marca de + de 10.000 visualizações !

Agradecer aos seguidores do blog + 100 seguidores
Agradecer aos seguidores da Fan Page + 100 seguidores
Agradecer cada comentário que eu leio e tento responder sempre que possível. As amizades que foram sendo feitas (as amiguinhas blogueiras e  cozinheiras).

Enfim, agradecer por tudo! pois o blog é uma terapia para mim. Como já disse uma vez, a intenção da criação do blog foi compartilhar minhas receitinhas de cupcake e aprender. Não sou Chef, ou culinarista.. Apenas gosto de fazer arte na cozinha de vez em quando. E tudo foi crescendo, criando forma.. tudo isso me deixa muito feliz!

Aah! e tem MUITAS receitas de CUPCAKES vindo por aí!


Uma excelente semana para todos nós!bjus*

domingo, 21 de julho de 2013

Agradecimento: Brinde pela escolha da Receita de Nhoque de Batata

Quero agradecer a Andrea do Blog Delícias da Vó Deo pelo envio do Brinde que eu amei, super útil! Afinal, ultimamente ando tão enfiada na cozinha que só um avental não estava dando conta! Eu queria ter feito o agradecimento antes mas eu esqueci de colocar no início das últimas postagens o agradecimento. Portanto, para que não ocorresse mais esquecimentos rs fiz esse post especial. 




Só para esclarecer ganhei o brinde pela escolha da Receita de Nhoque de Batata na Promoção do blog Delícias da Vó Deo com a Predilecta, deêm uma passadinha lá tem muitas receitinhas deliciosas feitas pela Andrea. E quem estiver interessado em fazer a receitinha de Nhoque de Batata, tem vários truques e dicas para não errar na massa. É só acessar a postagem de Nhoque de Batata, tá tudo explicadinho lá.

Nhoque de Batata

Ah gente, agora aqui no Blog tem uma página de Conversão de pesos e medidas! Fiquem a vontade para acessar quando estiverem no sufoco com alguma receita. Procurei sites e blogs confiáveis para não ter erro na conversão, porém algumas medidas encontrei diferente de um site para outro. Mas ainda assim é muito útil, pois na dúvida a gente usa o bom senso lá na hora para não dar zebra na nossa receitinha! 



Então é isso! bjinhos*

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Naked cake simples


Naked Cake (ou Bolo Pelado) é um bolo sem cobertura, nem pasta americana e com recheio à mostra. Confesso que desde que vi pela primeira vez me encantei, pois visualmente é uma obra de arte e o sabor não perde em nada para os bolos tradicionais. Com sua forma singela, o Naked Cake tem conquistado o coração das noivas atuais, e tem sido a novidade nos casamentos e recepções.


Lindos! Fonte: Blog Dell'Orso

O resultado não ficou profissional, afinal estou longe de ser uma cake designer rs Mas eu amei fazer, e pretendo me aventurar outras vezes. Pois a impressão que eu tinha ao ver um bolo assim é que precisava de um esforço sobrenatural para não desmoronar, ou o até para os bolos de um andar o recheio não se esparramar. E aqui estou eu para passar a receita a quem interessar!

Obs.1: O naked cake geralmente é necessário no mínimo dois tabuleiros (fôrmas) para a camada superior e inferior. Porém eu fiz essa massa em 1 (uma) fôrma. Por isso chamei de naked cake simples.

Obs.2: Usei açúcar mascavo que deixa o doce do bolo bem suave, que pode ser trocado por açúcar refinado sem prejuízo.




Receita de Naked Cake simples

Massa
4 ovos
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar refinado)
1 xíc. (chá) de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha

Cobertura
Morangos a gosto
Açúcar de confeiteiro

Creme
3 gemas
20g de amido de milho
60g de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
250ml de leite
100ml de creme de leite fresco



Modo de preparo

Bata os ovos na batedeira até duplicar o volume. Adicione o açúcar, o cacau e a baunilha aos ovos e continue batendo. Misture o fermento em pó com a farinha antes de colocá-lo na batedeira. Depois de bem misturado, acrescente a farinha. Deixe bater até tudo ficar homogêneo. Coloque a massa em uma fôrma redonda média e leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos aproximadamente.

Para o recheio: 

Em uma panela, coloque o leite e o açúcar. Acrescente o extrato de baunilha e deixe ferver. Em um bowl, coloque as gemas e o amido de milho. Misture bem com um fouet até ficar homogêneo. Jogue uma concha do leite quente na mistura das gemas e mexa. Jogue a mistura na panela com o restante do leite. Deixe cozinhar, misturando sempre com um fouet. O creme vai ganhar consistência mais firme. Retire da panela e coloque em um bowl. Cubra o recipiente com papel-filme em contato com o creme para evitar películas. Reserve na geladeira.

Bata o creme de leite fresco na batedeira até ele ficar leve e aerado. Misture o creme de leite ao creme que estava reservado. Misture bem até incorporar com movimentos leves. Esta creme é chamado de mousseline de baunilha.

Com o bolo já frio, desenforme e nivele com uma faca (retire a "casca" do bolo). Coloque o bolo "pelado" em uma travessa e acrescente recheio de creme de forma generosa porém tente centralizar, e não ficar muito próximo às bordas para não esparramar com o peso da camada de cima. Após colocar o creme, adicione os morangos cortados longitudinalmente em toda beirada do bolo, de modo que as pontinhas fiquem para fora. Coloque morangos no meio também. 

Coloque a outra camada do bolo por cima, e assente delicadamente. Decore o bolo com morangos como desejar e polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto na hora de servir.


Voilà!


domingo, 14 de julho de 2013

Maçã do amor



Ainda em época de Festa Julina, afinal o mês de junho já passou e no mês de julho ainda há muitos lugares que você pode sair apenas para se deleitar com pratos típicos, doces e lanches temáticos, entre outros. Particularmente, fico ansiosa por essa época por um único motivo: a Maçã do Amor!


Eu amo maçã do amor, e como é difícil encontrar em outras épocas, quando chega nessa época do ano eu me realizo. E finalmente tomei vergonha na cara e resolvi tentar fazer em casa essa delícia.

Eu temia fazer, pois sempre ouvi dizer o quão difícil é acertar o ponto da calda. Bem, foi a primeira vez que eu fiz e não achei tão difícil. Claro, seguindo todas as regrinhas (é isso mesmo,VÁRIOS truques) você consegue fazer a tão temida calda da maçã do amor.

E todos os truques que aprendi passarei para vocês aqui! 
Olha que beleza, quando der vontade de comer maçã do amor não precisa esperar chegar junho/julho para matar a vontade.. faça você mesma!

Agora a vamos a receitinha (é receitinha mesmo!)


Receita de Maçã do amor
Receita original do Panela de Barros



Ingredientes

8 maçãs pequenas
8 palitos de sorvete ou churrasco
150ml de água
500g de açúcar
corante alimentício vermelho
½ colher de sopa de vinagre branco





Modo de preparo




Primeira dica:
Deixe tudo separado com antecedência. Depois de alcançar o ponto desejado, a calda começa a cristalizar em uma velocidade ímpar. Então tenha tudo em mãos para dar tempo de passar todas as maçãs na calda.

Faça a devida higienização da maçã, aproveite e retire os cabinhos. Espete o palito de modo que sinta bastante firmeza. Reserve.
Unte uma assadeira e reserve também. Misture o corante vermelho (usei em gel) com a água. E homogenize bem, o meu ficou com uns gruminhos no fundo que eu retirei depois.  Coloque o açúcar na panela, adicione o líquido tonalizado e o vinagre (o vinagre é a segunda dica). E leve ao fogo. Terceira dica: NÃO MEXA com a colher! mexa apenas a panela. 

Assim que levantar fervura, diminua a chama e cronometre 30 minutos. Após esse tempo faça o teste da calda.
Quarta dica: molhe um palito na calda e deixe cair uma gota sobre uma assadeira untada. Depois que secar, pegue com os dedos e deixe cair na assadeira. Deve fazer um barulho de uma pedrinha caindo. Esse é o ponto!
Deixe ferver por mais 3 minutos e pode passar as maçãs na calda.

Quinta e última dica: Ao passar a maçã na calda escorra bem antes de leva-la para secar na assadeira. Caso contrário formará uma poça em volta da maçã. Para comer em casa não tem problema. Mas caso pretenda comercializar, a estética, ou seja , a apresentação é tudo né gente?! =)

Por fim, deixe secar na assadeira previamente untada e depois é só se deliciar (ou seria se lambuzar?!)


quarta-feira, 10 de julho de 2013

Bolo de milho



Aqui no Rio o tempo fechou nesses últimos dias. A vontade é só tomar chocolate, café, comer pães quentinhos e ficar dentro de casa. E para completar esse clima totalmente caseiro, trouxe hoje uma receitinha simples e saborosa de Bolo de milho.

Esse bolo é daqueles bem molhadinho e fofo. Ideal pra um fim de tarde acompanhado por um belo cafezinho tradicional. 

Não sei vocês mas eu AMO café.. sou viciada mesmo. Só de sentir o aroma do café, já fico inebriada. Com tantas máquinas maravilhosas de fazer café atualmente eu ainda prefiro o café tradicional. Se fosse possível eu processaria os grãos de café todo o dia só pra ter aquele gostinho do verdadeiro café brasileiro. Mas isso é muito luxo ainda para minha pessoa.. 


Então essa é a minha sugestão: Bolo de milho com cafezinho tradicional. Recomendo muito!
Acho que já deixei todos com água na boca (inclusive eu!) então vamos a receita:


Receita de Bolo de Milho

300g de milho verde
¼ xícara de chá de leite
3 gemas
3 claras
1 xícara de chá de açúcar
100g de manteiga derretida
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
margarina e farinha para untar
açúcar impalpável e canela para polvilhar


Modo de Preparo


Unte uma fôrma redonda de tamanho médio (com buraco no meio) com manteiga e farinha de trigo. Reserve. No liquidificador, bata o milho com o leite e reserve. E seguida bata as gemas, com a manteiga e o açúcar e junte ao milho batido.

Em um recipiente peneire a farinha e o fermento, e incorpore a massa líquida reservada à esses ingredientes. Mexa bem. Acrescente as claras batidas e misture com leveza de baixo para cima com um fouet.  
Transfira a massa para a fôrma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180°C para assar por aproximadamente 40 minutos. 
Polvilhe com açúcar impalpável e canela quando tirar do forno.

Bon appétit!

sábado, 6 de julho de 2013

Panquecas americanas


Essa semana no dia 4 de Julho, foi comemorado a Independência dos EUA. Como é sabido por muitos, os americanos tem uma alimentação hipercalórica logo pela manhã. Mas, retornando ao assunto alimentício, eu sempre tive curiosidade em saber o porquê desse fascínio por alimentos tão calóricos no início do dia. Por isso hoje, eu trago uma receita de Panquecas americanas de-li-ci-o-sas! Eu tentei reproduzir o prato matinal típico dos americanos, com bacon, ovos mexidos, e panquecas.


E ao provar o primeiro pedaço, fica claro porquê esse pecado matinal faz tanta sucesso lá. É muito bom! porém NÃO recomendo.. se você tiver curiosidade faça uma vez no ano, pode ser no 4 de julho mesmo (o dia que os americanos se sentem mais americanos do que nunca rs).

Porém as panquecas você pode repetir mais de uma vez, pois são incríveis! 



Dica: Para garantir o sucesso de suas panquecas é imprescindível uma frigideira adequada de fundo anti-aderente (falo por experiência, pois a minha não é rs). Pois assim elas crescem e ficam iguaizinhas as panquecas americanas.

Como a panqueca é doce, você pode escolher uma cobertura que mais lhe agrade. Nos EUA é comum cobrirem (generosamente!) as panquecas com maple syrup, conhecido aqui como xarope de bordo. Eu cobri as minhas com uma calda de chocolate e algumas bananas picadas.



Receita de Panquecas Americanas
Rendimento: aprox. 4 unidades pequenas
Receita original daqui 

1 xícara farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento 
1/4 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
Um ovo grande levemente batido
1 copo (240 ml) de leite
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Além disso, a manteiga derretida extra para untar a frigideira.


Modo de Preparo

Misture todos ingredientes secos da massa e reserve. A parte, misture o leite, os ovos batidos, a essência de baunilha e a manteiga derretida. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos, e despeje ali a mistura líquida. Mexa até ficar uma massa homogênea. Coloque uma concha da massa em uma frigideira aquecida em fogo baixo e untada com manteiga e deixe dourar. Quando levantar bolhas e estiver cozida até o centro, vire o lado. Doure o outro lado e sirva com a cobertura de sua preferência.


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Donuts (ou rosquinhas) de Forno

Donuts é uma rosquinha doce popularmente conhecida nos EUA. Consiste basicamente de uma massa açucarada que pode ser coberta por uma infinidade de coberturas. Aqui no Brasil conhecemos como rosquinha mesmo, e esse nome se popularizou muito por aqui graças ao desenho animado "Os Simpsons" onde Homer o personagem principal do desenho simplesmente ama os benditos dos Donuts. O nome "Donut" é uma abreviação de Doughnuts, onde dough significa massa, em língua inglesa, e nut significa noz, traduzindo massa de nozes.





Os Donuts que proponho é feito no forno (vamos evitar fritura!rs), porém o original que eu garimpei do maravilhoso site da Stephanie do Joy of Baking é frito, como é feito originalmente.

Eu  fiz algumas outras modificações da receita original, por exemplo troquei o açúcar comum por açúcar mascavo que é mais nutritivo e menos doce.

Tive vontade de fazer essa receita, desde que a vi no delicioso blog da Márcia do Prata da Casa. A Márcia como é chique tem uma fôrma própria para donuts, que eu achei super funcional, afinal eu sou a favor da praticidade sempre. Mas como eu não tenho essas fofas Fôrmas, fiz tudo na "munheca" mesmo rs

Eu usei esse material aí para moldar as rosquinhas:


Caso você não tenha um cortador redondinho como esse, pode usar tampa de garrafa de refrigerante, boleador de frutas, o fundo do bico de confeitar etc
E também algum utensílio redondo com o tamanho aproximado de um donuts.

Material em mãos, vamos à receita:




Receita do Donuts

Rendimento: aprox. 8 unidades


Ingredientes
  • 2 1/2 xícaras de Farinha de trigo (no início*)
  • 10g de fermento biológico
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente, cortada em pedaços pequenos
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo (ou açúcar comum)
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 ovo grande, levemente batido
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Canela em pó para polvilhar


Cobertura

  • 250 g de Chocolate meio amargo
  • 150g de creme de leite fresco
  • Confeitos coloridos

Modo de Preparo

Em um recipiente grande junte a farinha, o açúcar mascavo, o fermento, e o sal. Misture bem os ingredientes secos. Em seguida adicione os cubos de manteiga amolecida (mas não líquida), a intenção é dar liga. Reserve. Em um outro recipiente, junte o ovo, o leite e o extrato de baunilha, misture.

No recipiente grande que estava reservado, faça um buraco no centro e despeje os ingredientes líquidos do outro recipiente. Agora começa os trabalhos manuais!

Vá misturando a massa (eu usei uma espátula nessa parte), de modo que todos os ingredientes incorporem bem. Irá formar uma massa bem grudenta. Nesse momento enfarinhe uma superfície limpa e comece a trabalhar a massa. Adicionando  um pouco de farinha aos poucos para a massa ir soltando da mão. 

Por isso nos ingredientes eu mencionei que a quantidade de 2 1/2 de farinha de trigo é para o início*, pois você vai adicionando farinha até a massa ficar numa textura não pegajosa. E essa parte é variável a quantidade.

Quando a massa chegar no ponto que não gruda mais na mão, faça uma bola com ela e ponha no recipiente grande e cubra com um pano de prato por exemplo. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora ou até que a massa dobre (eu não esperei esse tempo todo, pessoa ansiosíssima). 

Após o sono de beleza da massa, os trabalhos manuais recomeçam. Com o auxílio de um rolo estique a massa até que fique na espessura de aprox. 1,5 cm. Corte com os utensílios que eu mostrei lá em cima. 

 É.. eu não tenho uma bancada de mármore.. 
buáaaa



Lembrando que minha massa ficou moreninha 
por causa do açúcar mascavo


Disponha os discos de massa cortados em uma fôrma untada e enfarinhada e polvilhe com canela. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.


Cobertura

Aqueci o creme de leite (sem deixar ferver) e adicionei o chocolate previamente picado até que fundisse por completo. Misturei até ficar homogêneo. (Maiores detalhes para fazer a cobertura AQUI)
Em seguida, mergulhei os donuts na cobertura de chocolate, e por cima coloquei confeitos coloridos.