quarta-feira, 13 de maio de 2015

Penne à Carbonara - E meu passado negro na cozinha

Bom dia amores! Dia desses, estava vendo um dos filmes mais clássicos de todos os tempos (na minha humilde opinião rs), O Poderoso Chefão. Eu simplesmente amo ver a trilogia (e já revi alguma vezes). Pra quem não conhece, ou não tem paciência (são filmes longos, de quase 3 horas de duração), o filme conta a história da família mafiosa Corleone.  Trata-se de uma família italiana, e como se é de esperar o vínculo família é muito forte. 



Após ver uma cena em que estão reunidos à mesa (típico de família italiana), me veio uma vontade de preparar alguma receita italiana. E Nada é mais italiano, que uma bela massa! Então surgiu a ideia da receita de hoje.. Penne à Carbonara!

Curiosa como sou (capricorniana rs) quis logo saber de onde veio esse nome Carbonara. Segundo, nosso amigo Google, o molho carbonara é uma receita tradicional italiana. Seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que é usada na sua preparação.

A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga. As natas não são um ingrediente da receita original, não sendo normalmente utilizadas com massa no centro da Itália.

O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados. Em todas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa. 

Abaixo, fiz um rápido passo-a-passo de como preparar o macarrão rs Sei, que para muitos isso é besteira, mas como trata-se de uma receita específica de massa, é sempre bom se certificar do sucesso da receita não é?!



MEU PASSADO ME CONDENA: Meu passado negro na cozinha!

Não sei se já comentei aqui, mas eu já tive meu passado negro na cozinha rs Há alguns anos, eu não sabia fazer absolutamente NADA na cozinha (vergonhaaaa rs). Em uma família, que a grande maioria sabe cozinhar, você acaba se acomodando ou se tornando um mestre na cozinha. No meu caso, escolhi a primeira opção kk

Diversos fatores contribuiram para isso, um deles é o fato de minha mãe ter sido sempre SUPER mega ultra power protetora rs isso mesmo, não é exagero! até o início da minha adolescência eu Nunca havia chegado perto do fogão. Eu nem sabia como acender a chama, até meus 14-15 anos. Minha mãe morria de medo de eu me queimar, entre outras coisas. Acho que na cabeça dela, eu provocaria um holocausto nuclear se tentasse fazer alguma coisa na cozinha. Esse temor todo veio do fato: 1° ela era super protetora mesmo (até hoje rs só que agora está no nível normal), e 2° eu era muito desastrada! Era chegar na cozinha que eu quebrava copos, pratos, queimava pano de prato, derrubava farinha, açúcar, etc no chão.. enfim, cozinha e eu não dava certo.

Eu fui crescendo, e como toda mãe o lance "super protetor" diminuiu, visto que ela passou querer ajuda na cozinha tbm rs Porém, eu comecei a vida universitária e meu curso era integral e muito longe (comecei a facul com 17 anos ), então não parava em casa (1h30 de viagem só para ir pra faculdadel). E mais uma vez, ela voltou a não requisitar minha presença na cozinha pois ela entendia, que quando eu chegava em casa, estava extremamente exausta, e só queria comer e dormir rs

Só para completar minha história triste (cômica né?!), eis a façanha que fiz certa vez: estou eu, em casa sozinha e resolvo fazer macarrão. Como eu não curto muito miojo (apesar de ser mais prático), resolvi fazer macarrão, mesmo nunca tendo feito. Pensei, " Macarrão, é moleza!" kk
Porém, eu sofro de um problema sérissimo de frescura aguda, segundo minha irmã, em que eu não como nada sem lavar, até coisas que técnicamente não precisaria (por ex. banana). Daí, já dá pra imaginar o que eu fiz né... isso mesmo..  lavei o macarrão cru! Hahaha sim, foi um ato sem pensar, feito automaticamente, que rendeu um macarrão todo grudado, e minha irmã tendo uma crise de riso, quando soube da minha façanha.

Então, nunca subestime uma pessoa inexperiente na cozinha kk tá bom, que eu tinha (ainda tenho) o agravante neurótica que tem que lavar tudo. Mas... você que não tem muita experiência na cozinha não perca a esperança. Não sou uma expert na cozinha (to longe rs). Mas hoje em dia me viro muito bem na cozinha.  E eu posso dizer que isso só aconteceu para mim, por que eu primeiramente quis, o que quero dizer é que não basta a família, o namorado, o marido, os filhos pressionarem. Pois, isso aconteceu comigo por um tempo.. a minha família, família de namorado, amigos.. falavam demais no meu ouvido. Porém, eu nunca estive interessada. Quando eu passei a querer, aí sim as coisas começaram a dar certo na cozinha para mim.

Então chega de papo, e vamos à essa receita DE-LI-CI-O-SA!
Chame os amigos.. abra um bom vinho! buon appetito!


Ingredientes
– 300 g de macarrão penne 
– 4 ovos
– 6 colheres de sopa de manteiga
– 100 g de bacon fatiado em cubinhos
– 200 g de queijo parmesão ralado
– 100 ml de creme de leite fresco
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Se você já é expert, no preparo do macarrão, não precisa ler a etapa 1!

1- prepare o macarrão:
- O ideal é para cada 100 g de macarrão, utilizar 1 Litro de água.
- Coloque a água filtrada em uma panela grande, com bordas altas e espere ferver. 
- Depois acrescente o sal. Coloque o macarrão, e de vez em quando mexa um pouco. 
- Não precisa adicionar óleo, a quantidade ideal de água, evitará que os fios grudem. O óleo só vai deixar a massa mais pesada, e dificultar a aderência do seu molho à massa.  
- O tempo de cozimento varia de acordo com seu tipo de massa. Geralmente o fabricante coloca na embalagem. Como EU faço: pego um pedaço da massa e corto. Ela deve estar de fácil corte e não grudenta, cozida mas ainda firme, ou seja al dente.  
- Se for fazer para mais pessoas, calcule cerca de 100 g a 150 g de massa por pessoa. A quantidade na receita, rende para aproximadamente 3 pessoas.
- Quando o macarrão estiver pronto, escorra-o com cuidado.
- NÃO LAVE o macarrão. É muito comum, algumas pessoas "lavarem" o macarrão depois do cozimento. Um dos motivos é que o jato de água gelada cessa o cozimento, e evita que o macarrão continue o processo de cozimento e fique "molenga". Mas se você seguir o passo-a-passo corretamente, isso não será problema. Pois, você irá tira-lo da água fervente no tempo certo, já se precavendo dessa situação.

- Eu tbm "lavava" o macarrão depois do cozimento, primeiro porque aprendi assim, e segundo por causa do probleminha que já expliquei lá em cima de "frescurite aguda" que tenho rs Mas é preciso se libertar de velhos hábitos. A forma correta (ideal) de se fazer é assim. Pois, o seu macarrão fica muito mais saboroso e o molho feito se adere BEEEEM melhor à massa.

- Dica.1:Se optar não lavar (ideal). Faça o molho enquanto cozinha o macarrão, pois o macarrão vai esfriando e ficando meio grudento. 

- Dica.2: Não se preocupe. O molho carbonara é rápido. 
- Dica.3: Use uma frigideira grande ou transfira para uma maior quando for receber o macarrão.

2-  Molho Carbonara: Coloque a manteiga em uma frigideira e leve ao fogo médio/alto, acrescente o bacon e deixe dourar bem. Numa tigela, bata os ovos com o creme de leite e o queijo parmesão. 

3- Depois de pronto, jogue o macarrão ainda quente na frigideira com o bacon. (lembre-se não deixe ele esfriar, pelo motivo que expliquei).

4- Com o fogo baixo, vá acrescentando a mistura de ovos aos poucos, em fio; mexendo bem para não talhar. Deixe no fogo por mais 1 minuto e sirva com uma bela porção de queijo parmesão ralado por cima.




13 comentários:

  1. Olá Carina!!!!
    Em primeiro lugar, acredita que nunca assisti essa trilogia???? E olha que não foi falta de indicação nas minhas aulas de cinema na faculdade, mas acho que fiquei traumatizada depois que eles indicaram o "Cidadão Kane"...kkkkkkkkkkkkk
    Morri de rir com o seu relato e até me identifiquei com a parte da mãe super protetora que não deixava chegar perto da cozinha...kkkk Eu sempre pedia pra ela deixar ajudar, mas ela não era muito a favor...só quando começou a trabalhar em tempo integral que teve que se render e me pedir ajuda! No começo, também não era muito ajeitada...kkkk
    Ahhh...que receita deliciosa, deu água na boca!!!!
    Beijos e ótimo dia pra ti!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fez cinema?! que legal! pois é, mãe super protetora sempre tem né?! Hhaaha sempre rende histórias cômicas.. obrigada por gostar da receita bjinhos

      Excluir
  2. Ainda bem que você se aperfeiçoou e me deu agora de presente essa receitinha deliciosa...
    Hummmm!
    E que passado heim amiga...kkk
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta vendo meu passado né kkk ainda bem que essa fase braba passou! haha

      Excluir
  3. Oi amiga!
    Tenho certeza que vc vai participar do concurso com uma receita deliciosa tirada do teu "arraiá".
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar!! Hahaha vamos ver no que dá! rsrs bjuus amada

      Excluir
  4. Oi, Ca,

    Nós temos então em comum o gosto pela trilogia do Poderoso chefão. Anteontem mesmo eu fiquei vendo um dos volumes, que estava passando na TV por cabo, mesmo estando morta de sono (pois havia madrugado) e também mesmo já tendo visto a trilogia umas três vezes, rsrs. A massa a carbonara é simples e deliciosa, todos aqui gostamos e a sua ficou com muito bom aspecto. Ah, estou escrevendo e rindo da lavagem do macarrão, rsrs.

    Um beijo e - desde já - bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, parece uma coisa né.. quem gosta não adianta, pode passar qnts vzs for.. a gente sempre quer assitir de novo rs Obrigada minha linda! uma ótima semana pra ti! bjus

      Excluir
  5. Esta com muito bom aspecto e de certeza deliciosa !

    ResponderExcluir
  6. Me animei para fazer o carbonara em casa, ainda bem que tenho pratica de cozinhar massas. kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça