segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bolo de Limão Siciliano

Olá amigas(os)! Atualmente estou numa fase meio light hehe, e não tenho feito tantas receitas, que são em sua grande maioria DOCES! rs Mas neste domingo, estava morrendo de vontade de comer um bolinho, e tinha alguns limões sicilianos dando sopa, e foram eles que usei.

Não sei se já mencionei mas eu AMO limão siciliano, seja para fazer um suco, para decorar com raspas, aromatizar ou mesmo fazer parte da receita. Acho o aroma tão refrescante e a cor tão linda, que quando vou ao hortifruti e os encontro, quase pulo de alegria, pois perto da minha casa não existem muitas opções rs
 

Essa receita é bem rapidinha, e gera um bolo de massa de pão de ló bem fresquinho com sabor e raspas de limão siciliano, recheio de creme de limão siciliano e cobertura de merengue suíço....!


Essa massa de pão de ló, segundo o site SambaCooking é a verdadeira receita de pão de ló (e a melhor do universo! rs). É a segunda vez que eu faço e eu simplesmente tô apaixonada! e o creme de limão siciliano é do delicioso site Cupcakeando. Essas receitas eu não mudei absolutamente NADA hehe pois na minha opinião são perfeitas hehe 

O merengue suíço eu já fiz algumas vezes em outras receitas, como esta aqui.
Vem ver amiga, pq tá bom hehee


Bolo de Limão Siciliano

Bolo - Massa de pão de ló
100g de Farinha de trigo
100g de Fécula de Batata
6 Ovos
1 Pitadinha de Sal
180g de açúcar
1 colher de chá de Essência de baunilha

Colocar  meia dúzia de ovos na batedeira, o açúcar e uma 1 pitadinha de sal e bater.Quando os ovos ficarem bem claros adicionar a farinha e a fécula de batata peneirando direto na batedeira. Adicione também a essência de baunilha. Em uma assadeira de fundo falso, untar com manteiga e farinha para a massa não grudar. Eu coloquei no fundo papel manteiga para facilitar ainda mais. Levar ao forno pré-aquecido por 180°C durante 40 minutos.

Recheio - Creme Siciliano (ou Lemon Curd)
55g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 gema
1/6 de xícara e 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, coado

Bata a manteiga e o açúcar por aproximadamente 2 minutos. Acrescente o ovo e a gema, um de cada vez, e depois o suco de limão. Bata até incorporar. Vai parecer que talhou, como a massa de baunilha clássica, mas é normal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Use uma espátula, pois ajuda a raspar o fundo da panela. Quando não aparentar mais ter talhado, aumente o fogo ligeiramente e cozinhe, sem parar de mexer. Finja que é um brigadeiro!A mistura vai engrossar bastante. Meça a temperatura com um termômetro: quando chegar a 75˚C, pode tirar do fogo! Para quem não tem um, isso leva aproximadamente 3 minutos a partir do momento em que a mistura deixou de parecer talhada.

Cobertura - Merengue Suíço
2 colheres de sopa de açúcar por clara (usei 3 claras)

Em uma panela em fogo baixo, coloque as claras misturadas com açúcar até atingir 60ºC, mexendo sempre. Uma dica pra quem não tem termômetro, e mexer com o dedo (isso msm!!), o calor deve estar suportável. O mais importante é não deixar a calda ferver, deve estar morna e sem grânulos de açúcar no fundo. Depois bata na batedeira até que o merengue esfrie completamente.

Preparo
Após o bolo esfriar, deseforme e o corte ao meio. Recheie com o creme de limão siciliano, e adicione algumas raspas. Junte as duas metades. Em seguida, cubra com o auxílio de uma espátula todo o bolo com o merengue suíço. E pra finalizar, adicione raspas de limão siciliano para decorar! Esse bolo fica super aromático, e bem fofinho! Espero que gostem.

obs: Antes de cobrir o bolo levei o merengue suíço por alguns minutos na geladeira só pra criar mais consistência, e depois do bolo pronto deixei na geladeira mais um pouco antes de cortar. 
     Quando sai da batedeira o merengue já tem uma consistência boa, só que eu ia tirar fotos (e eu sou devagar rsrs), por isso fiz esse processo.

Bjuuuu

5 comentários:

  1. Um bolo lindo , com um recheio delicioso pois adoro sabor do limão
    E para terminar um merengue
    Adorei ficou um lindo bolo e com toda a certeza uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amada! fico feliz q tenha gostado! bjinhos**

      Excluir
  2. amiga querida mas que bolo maravilhoso amei querida bjus doces

    ResponderExcluir
  3. Uauuuuu que delícia de bolo
    já anotei a receita aqui
    beijus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça