quarta-feira, 17 de julho de 2013

Naked cake simples


Naked Cake (ou Bolo Pelado) é um bolo sem cobertura, nem pasta americana e com recheio à mostra. Confesso que desde que vi pela primeira vez me encantei, pois visualmente é uma obra de arte e o sabor não perde em nada para os bolos tradicionais. Com sua forma singela, o Naked Cake tem conquistado o coração das noivas atuais, e tem sido a novidade nos casamentos e recepções.


Lindos! Fonte: Blog Dell'Orso

O resultado não ficou profissional, afinal estou longe de ser uma cake designer rs Mas eu amei fazer, e pretendo me aventurar outras vezes. Pois a impressão que eu tinha ao ver um bolo assim é que precisava de um esforço sobrenatural para não desmoronar, ou o até para os bolos de um andar o recheio não se esparramar. E aqui estou eu para passar a receita a quem interessar!

Obs.1: O naked cake geralmente é necessário no mínimo dois tabuleiros (fôrmas) para a camada superior e inferior. Porém eu fiz essa massa em 1 (uma) fôrma. Por isso chamei de naked cake simples.

Obs.2: Usei açúcar mascavo que deixa o doce do bolo bem suave, que pode ser trocado por açúcar refinado sem prejuízo.




Receita de Naked Cake simples

Massa
4 ovos
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xíc. (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar refinado)
1 xíc. (chá) de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de extrato de baunilha

Cobertura
Morangos a gosto
Açúcar de confeiteiro

Creme
3 gemas
20g de amido de milho
60g de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
250ml de leite
100ml de creme de leite fresco



Modo de preparo

Bata os ovos na batedeira até duplicar o volume. Adicione o açúcar, o cacau e a baunilha aos ovos e continue batendo. Misture o fermento em pó com a farinha antes de colocá-lo na batedeira. Depois de bem misturado, acrescente a farinha. Deixe bater até tudo ficar homogêneo. Coloque a massa em uma fôrma redonda média e leve para assar no forno pré-aquecido a 180°C por 40 minutos aproximadamente.

Para o recheio: 

Em uma panela, coloque o leite e o açúcar. Acrescente o extrato de baunilha e deixe ferver. Em um bowl, coloque as gemas e o amido de milho. Misture bem com um fouet até ficar homogêneo. Jogue uma concha do leite quente na mistura das gemas e mexa. Jogue a mistura na panela com o restante do leite. Deixe cozinhar, misturando sempre com um fouet. O creme vai ganhar consistência mais firme. Retire da panela e coloque em um bowl. Cubra o recipiente com papel-filme em contato com o creme para evitar películas. Reserve na geladeira.

Bata o creme de leite fresco na batedeira até ele ficar leve e aerado. Misture o creme de leite ao creme que estava reservado. Misture bem até incorporar com movimentos leves. Esta creme é chamado de mousseline de baunilha.

Com o bolo já frio, desenforme e nivele com uma faca (retire a "casca" do bolo). Coloque o bolo "pelado" em uma travessa e acrescente recheio de creme de forma generosa porém tente centralizar, e não ficar muito próximo às bordas para não esparramar com o peso da camada de cima. Após colocar o creme, adicione os morangos cortados longitudinalmente em toda beirada do bolo, de modo que as pontinhas fiquem para fora. Coloque morangos no meio também. 

Coloque a outra camada do bolo por cima, e assente delicadamente. Decore o bolo com morangos como desejar e polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto na hora de servir.


Voilà!


9 comentários:

  1. Adooooro naked cake Carina, acho chiquérrimo !! O seu ficou lindo e claro que delicioso, a decoração com os morangos ficou demais!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carina eu também gosto muito deste estilo de bolo, acho que fica uma apresentação bem bonita e chique, o seu ficou uma delícia, tem concurso lá no blog espero que participe bjs !!!

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto fantástico e deve ser delicioso é uma combinação fantástica.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Olá Carina: fica mesmo lindo e deve ser delicioso!!
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Parece-me perfeito assim!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Que delícia! Parece até os bolos servidos no Amor aos Pedaços (http://www.locamob.com.br/amor-aos-pedacos-16/details). Meus parabéns pelo trabalho,continue assim, o blog está ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia já comeria um pedaço agora
    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça