domingo, 2 de junho de 2013

Pãezinhos sem fermento biológico



Para o domingo eu trago Pãezinhos caseiros sem fermento biológico! A receita original dos pãezinhos são da página da talentosa Oslaine do fazendo arte, porém, com algumas modificações.  

Uma das modificações que fiz foi no fermento, usei fermento químico. Há tempos que eu queria testar fazer a massa de um pão sem o fermento biológico para ver se dava certo.  Bem, eles ficaram com umas rachaduras na superfície que achei super charmosa na verdade (vai entender! rs). Minha receita também não leva mel, farinha integral e nem cacau. Por isso meus pãezinhos não ficaram moreninhos. Contudo irei repassar a receita original do blog fazendo arte.







Ingredientes


   

    1 xíc. de água morna
    1/3 xíc. de suco de laranja
    4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina em   temperatura ambiente
    1/3 xíc. de mel
    2 1/4 xíc. de farinha de trigo integral
    2 1/4 xíc. de farinha de trigo branca
    1 colher (sobremesa rasa) de sal
    3 colheres (sopa) de açúcar
    2 colheres (sopa) de chocolate em pó
    1 colher (sopa) de fermento biológico seco (eu usei fermento químico)







Modo de Preparo

    Receita original:
    Misture todos os ingredientes e amasse com mãos ou coloque na tudo na máquina de amassar pão, amasse bem, cubra com um pano e deixe crescer por 1 a 2 horas.
    Depois da massa crescida, divida em 10 partes e forme bolas da massa, coloque os pães em uma assadeira polvilhada com farinha, cubra e deixe crescer por 1 1/2 a 2 horas (eles crescem bem mas não chegam a dobrar de volume). Pré-aqueça o forno a 180 graus e asse os pães por 25 a 30 minutos, eu retirei eles do forno e passei  manteiga derretida por cima que deixa a casca macia e mais fina. 
    
Obs: Como utilizei fermento químico não havia necessidade de deixar a massa descansar por horas. Passei gema em cima das bolinhas de massa para dar uma cor e não ficarem tão branquinhas. E levei ao forno pré-aquecido por aprox. 25 minutos.







Gentileza gera Gentleza
José Datrino - profeta Gentileza

10 comentários:

  1. sabe linda eu amo este pãozinho e meu pai gosta poqwue o pão comum dá azia nele por causa do fermento ee ste não dá ..amei vou lebar sua receita a minha leva leite condensado bjokas grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuum leite condensado! deve ficar uma delícia! tentarei na próxima vez! bjokas*

      Excluir
  2. Sério? que maneirooo!
    Eu nem sabia que tinha como fazer pães sem fermento rsrs (tola) :P
    Ficaram lindos demais!! :)
    Beijos, minha linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii ingrid! pois é menina! e não é que dá! e ficam super apetitosos tbm! bjinhos*

      Excluir
  3. Carina, como tu é a especialista em Cupcakes queria ver se tu podia me ajudar...rsrs
    É que a loira foi comprar toda pomposa umas forminhas de cupcakes lindas de silicone...agora não sei como uso...hahaha
    Olhei em alguns sites, e muitos mandam colocar a forminha de papel outros dizem que não precisa. Qdo comprei é pq achei que não precisaria mais do papel....mas agora não sei como faço. Nunca usei...precisa untar?? Nossa, qtas perguntas, rsrs
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii aline!! suas perguntas são MUITO pertinentes! rs logo que comprei pela primeira vez fiquei cheia de dúvidas. Teoricamente a forma de silicone não precisa de forminha de papel. Na verdade, o ideal é só untar, e polvilhar com farinha (para as mais cuidadosas rs) na primeira vez que usa a forma de silicone. Nas outras vzs nem untar precisa pois a forma ela já é antiaderente. Vc pode colocar a massa diretamente (dps da 1ª vz ) na forma.. há quem use a forma de papel (como eu), pois sou neurótica e não gosto de sentir nenhuma casquinha se quer de queimado no fundo do meu cupcake.. o ruim às vzs é na hora de tirar, tem que tomar cuidado para não danificar o cupcake.

      Resumindo se for mais corajosa, e não teme que em uma fornada de cupcakes alguns vierem um pouco "tostados" no fundo beleza! pois isso varia de cada forno às vzs acontece, às vzs nunca, Agora, se vc é mais cautelosa (eu rsrs) vc pode pôr com as forminhas de papel.. Mas para ser sincera, prefiro a forma tradicional de alumínio que não tem essas frescuras rsrs só uso a de silicone qnd quero fazer poucos cupcakes =] espero ter ajudado hehe qlqr coisa estamos aí! bjs querida!

      Excluir
  4. Esses pãezinhos estão lindo, aceitava um agora mesmo... rsrs
    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! pãezinhos com uma belo patê ou pasta fica uma delícia a qlqr hora rsrs Se fosse possível enviaria um para degustação rsrs bjoos*

      Excluir
  5. Que maravilha de pãezinhos
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal... ficaram lindos..
    Deu uma vontade de experimentar srsr

    Beijinhos minha linda.. e uma tarde super linda viu?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça