sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cupcake de baunilha com cobertura em glacê real


Hoje trago uma receita de cupcake muito especial! Em primeiro lugar, é especial pois é para festejar os 2 anos do blog TvsP da querida Margarida! O convite foi feito, eu aceitei, pois não sou boba de perder esse festival de delícias. Em segundo lugar, é prático pois a receita que irei lhes passar é para apenas DOIS singelos cupcakes. Um para cada ano de aniversário ! 

É um diferencial pois nem sempre você tem platéia para doze, vinte e não sei mais quantos cupcakes. Ou às vezes você quer saborear à dois (sugestão para o dia dos namorados!). Enfim, existe vários motivos para você testar essa receita. 

Essa receita eu garimpei do site Cupcake Project, e fiz algumas adaptações. Talvez sinta um certa estranheza em fazer tão pouca massa, mas é isso mesmo! vai que dá certo!
E para cobertura eu usei glacê real, chocolate e morangos para decorar!










Receita
Rendimento: 2 cupcakes

Ingredientes
massa
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
4 ½ colheres de chá de leite
1 ½ colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
1/4 colher de chá de fermento
½ ovo levemente batido (cerca de 2 colheres de sopa de ovo batido)
1 colher de chá de extrato de baunilha branca
1 pitada de sal

Modo de preparo


Com o auxílio de uma espátula ou fouet misture a manteiga derretida, o açúcar e o extrato de baunilha até formar uma massa homogênea. Adicione a mistura dos ingredientes secos (farinha, fermento e sal) previamente peneirados à mistura inicial. Acrescente o leite e misture mais um pouco, apenas o suficiente para incorporar bem todos os ingredientes.Coloque a massa preparada nas forminhas próprias para cupcake e leve ao forno pré-aquecido à 180°C, inicialmente por cerca de 12-15 minutos, digo inicialmente pois na receita original os cupcakes foram feitos no microondas, para o forno eu fiquei vigiando para acertar o tempo. Depois de aproximadamente 15 minutos os cupcakes começam a formar o domo "a barriguinha" (varia de acordo com o forno). A partir daí não desgrudei mais da frente do forno até  o palito sair limpo ao espetar os bonitinhos.


Cobertura
Glacê real

  • Duas claras em neve
  • Suco de um limão 
  • Açúcar impalpável suficiente dar ponto de creme espesso.
  • Corante gel comestível rosa
ou Você pode comprar o glacê real pronto em lojas de confeitaria e acrescentar 2 colheres de sopa de água para 1 copo americano de glacê real. Bater na batedeira por cerca de 10-12 min. até obter o ponto de cobertura.

Modo de preparo
Bater as claras em neve, adicionar o limão, bater mais um pouco e adicionar pouco a pouco o açúcar até obter o ponto desejado. Adicionar o corante em gel rosa na metade da massa, sempre colocando pouco a pouco até obter o tom desejado. Lembre-se de que depois de pronto, a cor fica mais intensa.

Decoração
  • q/n Chocolate fracionado Meio amargo
  • q/n Morangos frescos


A decoração em chocolate eu já expliquei em outro post, e é muito fácil de fazer. A intenção era homenagear o aniversário do blog TvsP. Mas fazer letras em chocolate sem molde e sem bico para tal tem que ser muito "ninja" rsrs Então acredito Que rusticamente dê pra perceber que em cima do cupcake de cobertura sem corante está decorado: TvsP. 

E os morangos foram cortados longitudinalmente e dispostos em cima do cupcake de cobertura com corante rosa.


Margarida espero que goste da receitinha, e que venham muitos anos de delícias para o seu blog! Parabéns!



12 comentários:

  1. Divino... Huuuuuuuuuummmmmmmmmmmmm!!!
    Tenha um Bom Fim de Semana :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carina, que romântico... cupcakes para dois, bela sugestão e com morangos fica tudo de bom, amei!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ainda não ter feito esta cobertura, vou experimentar.

    ResponderExcluir
  4. Esta cobertura não derrete facilmenté?

    ResponderExcluir
  5. Olá Ariel! o glacê real apesar de ser muito fácil de se fazer, tem algumas peculiaridades.. por exemplo é preciso agilidade ao manuseá-lo pois ele endurece com uma velocidade ímpar, então enquanto estiver trabalhando com ele feche bem a manga de confeitar para não endurecer. Mantenha a vasilha coberta com um papel toalha úmido. Quanto ao ponto firme vc deve ir batendo até ele ficar numa textura consistente na pá da batedeira, caso ainda fique mole pode adicionar mais um pouco de açúcar de confeiteiro. E ter muito cuidado com umidade, pois pode desestabiliza-lo. Assim como buttercream ele fica sim com uma textura firme, porém é preciso cuidados para que não "desande." Espero ter ajudado, qlqr dúvida é só perguntar bjus

    ResponderExcluir
  6. Adoreiii! Amoo fazer cupcakes, e com toda certeza vou testar essa mini receita. Bjs ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça