segunda-feira, 13 de maio de 2013

Cupcake Dia das Mães - A receita





Ingredientes

Rendimento: 45-50 cupcakes


7 ovos (gemas e claras separadas)
280g de açúcar
140g de amido
240g de Farinha de trigo
250ml de suco de sua preferência*
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 tampinhas de essência de baunilha branca

* Eu usei suco de laranja puro sem adição de açúcar, se for utilizar qualquer outro tipo de suco use o concentrado que já se compra pronto.



Modo de fazer


Bata as gemas com o açúcar e a essência até ficar um creme claro e fofinho. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos o suco, e os ingredientes secos. Faça isso alternadamente, ou seja, ora um pouco do suco, ora os ingredientes secos. Misture bem e desligue a batedeira. Agora em um recipiente separado bata as claras em neve, em seguida às adicione a massa.

Ao adicionar as claras à massa misture com delicadeza com o fouet, o intuito é só misturar e não bater a massa nesse momento. Se fizer vai acabar retirando a leveza da massa. Viu? é fácil!

Agora é só pôr nas forminhas, e levar para assar à 180°C por cerca de 20-25 minutos ou até o palito sair limpo da massa.


Você pode utilizar essa massa de base para fazer outros sabores! Por exemplo, se quiser de chocolate é só adicionar 1/2 copo de cacau (é cacau mesmo! e não achocolatado rs). Se não tiver cacau eu não vejo nenhum mal utilizar o que tem na dispensa até pq eu já fiz isso várias vezes, porém o sabor final não é o mesmo. Fica muito mais saboroso! E não tão doce também.




Coberturas


Para as coberturas eu utilizei materiais semi-prontos para facilitar e agilizar. Pois eu tive pouco tempo e iria fazer uma quantidade considerável (fiz cerca de 45 Cupcakes). Parece exagero, sendo que era só para minha família, mas acredite se quiser no fim do dia só haviam 5 cupcakes.

Quando digo semi-prontos é porquê eu não precisei produzi-los por completo, explico. Fiz uma cobertura de chantilly. O chantilly é aqueles de supermercado que é só bater bem gelado na batedeira por alguns minutos que ele está pronto.




 

 Delíciaaaa




A outra cobertura foi de doce de leite com chocolate, que eu também já comprei pronta em loja de artigos para festas. Eu usei o bico 104 da Wilton para fazer a flor .





Para mais detalhes fiz um vídeo que se encontra no fim do post, desculpe a qualidade pois foi do meu celular .



O terceiro tipo de cobertura foi a pasta americana. Mais uma vez, já comprei a pasta americana pronta. É muuuuuuito fácil de achar em lojas do ramo. A pasta americana tem alguns critérios para se trabalhar com ela. Como o armazenamento, a forma como manusear e tonalizar. Eu tonalizei a minha com as cores que precisava para a decoração, e fiz as formas,  e desenhos para o cupcake. Para fazer mais detalhes o ideal é usar a massa de flores que é muuito mais maleável para este tipo de trabalho.





















E a última cobertura, porém não menos importante foi de buttercream, UFA! rs essa eu realmente fiz por completo e tonalizei para fazer a rosa no cupcake.





Agora dá pra entender pq precisava de materias semi-prontos! Todas essa coberturas podem ser feitas totalmente em casa: chantilly, doce de leite com chocolate, pasta americana.. Porém iria levar mais tempo na produção rsrs

















                              

Como fazer a Rosa no Cupcake












2 comentários:

  1. Você gosta mesmo de cupcakes, Carina! :)
    Vim conhecer o seu espaço e agradecer o comentário e deparei-me com imensas delicias pequeninas e mimosas....os seus cupcakes.
    Continue treinando, pois são bolinhos muito bonitos e saborosos :)

    Beijinho,

    Aida

    ResponderExcluir
  2. ô como gosto! eu que agradeço a visitinha! E pode deixar que cupcakes sempre estarão por aki rs
    Uma linda semana pra ti! bjinhos* I Love Cupcakes

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça