segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cupcake de chocolate com recheio e cobertura de ganache

Bom, dia! Acabou a moleza! rs digo isso pois minhas férias acabaram =/ e o dia-dia corrido retorna. Passar o dia fora, chegar tarde em casa todos os dias, falta de tempo para socializar e ver minhas queridas receitinhas nos blogs das amiguinhas. O intervalo entre meus posts vão ser maiores, pois nessa confusão é preciso encontrar tempo para postar. Mas enfim, a vida é assim.. e eu até gosto de um certo corre-corre. Odeio mesmice!






 Bem, hoje eu venho trazer um cupcake muito especial pois foi feito com muito carinho para um amigo querido. Um outro amigo muitíiiiissimo querido me convocou a fazer os cupcakes como surpresa, e como odeio mesmice e adoro uma pequena aventura (fizemos às pressas! haha) eu topei sem titubear. Os cupcakes foram feitos e levados  para seu níver, e na hora de costume de bater palmas para os parabéns entraram com os cupcakes.. e ele adorou!



















Ingredientes


4 ovos (gemas e claras separadas)
280g de açúcar
140g de amido
240g de Farinha de trigo
240g de cacau em pó
250ml de suco de laranja
1 colher de sopa de fermento em pó
2 tampinhas de essência de baunilha branca


Recheio e cobertura

500g (aprox.) de chocolate em barra (mistura do meio amargo e ao leite)*
200g creme de leite
q/n Confeitos M&M's
Pasta americana
Corante rosa

*obs: usei uma quantidade maior de chocolate para garantir maior consistência pois não era o fracionado.
q/n=quantidade necessária

Modo de fazer

Bata as gemas com o açúcar e a essência até ficar um creme claro e fofinho. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente aos poucos o suco, e os ingredientes secos. Faça isso alternadamente, ou seja, ora um pouco do suco, ora os ingredientes secos. Misture bem e desligue a batedeira. Agora em um recipiente separado bata as claras em neve, em seguida às adicione a massa.
Ao adicionar as claras à massa misture com delicadeza com o fouet, o intuito é só misturar e não bater a massa nesse momento. Se fizer vai acabar retirando a leveza da massa. Viu? é fácil!
Agora é só pôr nas forminhas, e levar para assar à 180°C por cerca de 20-25 minutos ou até o palito sair limpo da massa.

Cobertura

Levei o creme de leite ao fogo médio e antes que atingisse o ponto de fervura desliguei. Adicionei o chocolate previamente picado ao creme e mexi delicadamente até formar um creme de chocolate brilhante e homogêneo. Deixei reservado por aprox. 1 hora até manuseá-lo.

A pasta americana foi tingida com o corante vermelho natal da mix. E moldado do formato de um coração.





Recheio

Com o auxílio do bico de confeitar fiz um recheio em cada cupcake com o ganache, e meu excelente ajudante do dia meu amigo Felipe (fotos abaixo) e também quem forneceu a residência rs Completamos o recheio com confeitos m&m's.









Meu ajudante do dia: meu amigo Felipe





Cupcakes prontos para a entrega





Mahatma Gandhi




Uma excelente semana para todos nós! Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça