terça-feira, 1 de julho de 2014

Cupcake de Banana II

Olá aqui estou eu de volta, e dessa vez trazendo uma das minhas receitas de cupcakes favoritas: Cupcake de Banana. Descrevi essa receita como cupcake de banana II porque já fiz essa receita anteriormente (veja aqui), porém dessa vez fiz algumas modificações, por exemplo recheio, e também mudei a cobertura.

Não sei se já falei aqui, mas eu admiro muuuito o trabalho da Selminha (da Oficina de Cupcakes), o jeito como ela explica as receitas (e as faz! né), sempre que posso assisto vídeos dela no facebook, acompanho no facebook, e em tudo mais que dá pra acompanhar. Pois bem, essa receita é dela e eu fiz algumas modificações de acordo com meu gosto mas não poderia de deixar os créditos de quem merece.

Agora vamos falar do BENDITO! haha sem medo de errar é uma das minhas receitas preferidas de cupcake, pela facilidade, pelo sabor.. enfim por tudo. Sem dúvida é um dos cupcakes mais saborosos que você irá comer. É um cupcake simples que te ganha só pelo sabor. 

Pra quem não gosta de muuuuuuito doce (eu sou muito formiga! haha), essa receita pode tranquilamente ser um Muffin super saboroso (só tirar a cobertura e o recheio). Belezinha?!

Então vamos aos trabalhos!

Posso dar uma dica valiosíssima? separe os ingredientes, peneire os secos, deixe tudo prontinho antes de começar a receita. Isto chama-se "Mise en place" , ou seja colocar em ordem.

Receita de Cupcake de Banana

Ingredientes
  • 3 ovos
 
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
 
  • 250 gramas de açúcar 
  • 
100ml de leite
 
  • 3 bananas grandes picadas
 
  • 350 gramas de farinha de trigo
 
  • 
1 colher de sobremesa de canela em pó 
  • 
1 colher de sopa de fermento em pó
 
  • 1 pitada de sal

Cobertura de Merengue Suíço

2 colheres de sopa de açúcar por clara (usei 2 claras)

Em uma panela em fogo baixo, coloque as claras misturadas com açúcar até atingir 60ºC, mexendo sempre. Uma dica pra quem não tem termômetro, e mexer com o dedo (isso msm!!), o calor deve estar suportável. O mais importante é não deixar a calda ferver, deve estar morna e sem grânulos de açúcar no fundo. Depois bata na batedeira até que o merengue esfrie completamente.


Recheio de doce de banana
  • 04 bananas 
  • 120 gramas de açúcar
Corte as bananas e leve ao fogo com o açúcar até formar um purê e reserve.

Observação: Eu já tinha uma compota de doce banana em casa. Foi a que eu usei para rechear. Porém, estou deixando aqui a receita da Selminha, pra quem quiser fazer o doce (fica como um purê).


Modo de Preparo

Na batedeira, bata os ovos e a manteiga até misturarem bem. Acrescente aos poucos o açúcar, trabalhando em velocidade alta até ficar um creme homogêneo. Reserve. Em outra tigela, misture com um fouet a farinha de trigo, a canela em pó e o sal.
Junte as duas misturas delicadamente alternando com o leite e acrescente as bananas. Misture mais um pouco. Por último, adicione o fermento e misture bem.

Preencha 3/4 da forminha para cupcake, e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Agora, faça furos nos cupcakes com um cortador redondo ou utilize uma faquinha na diagonal para fazer o corte. Retire um pouco da massa, e guarde a "tampinha" para repor no final.

Cubra com o merengue como desejar. E acrescente uma pedaço de banana, cortado diagonalmente para decorar!


 Filhos sem recheio - assim que saíram do forno! Aroma maravilhoso!

As forminhas fofas (de bolinha marrom com azul e bolinhas brancas com preto) são da Mago. Ganhei quando fizemos parceria =))

Bon appétit!

11 comentários:

  1. Nunca comi bolos com banana
    Esses cupcakes ficaram lindos
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Nossa vc não sabe o que está perdendo, sobremesas em geral (principalmente bolos) que contenham bananas são irresistíveis rsrs bjokas**

      Excluir
  2. Oi amiiiiiga!!!
    Fiquei super feliz com a tua volta kkkk
    Vou tentar fazer um igualzinho, hummmm....
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha quero ver hein!! vc fazendo com certeza será um sucesso completo! hehe amiga estava morrendo de saudades tbm! bjinhooos**

      Excluir
  3. Adoro bolinhos com banana e estes cupcakes ficaram fantásticos! Ficaram com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada muito obrigada! eu tbm amooooo bolinhos e tudo que tenha banana!! é tão fresquinha né.. adoroo.. rs

      Excluir
  4. Uau... delicia de cupcake Carina, o recheio e a cobertura... uma maravilha, gostei muito!
    Bjs e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oslaine queridaaa! muito obrigada!! Fico muito feliz por ter gostado =)) Um bjo enorme

      Excluir
  5. Oi Carina!!!! Adoro quando tem receita sua na área!!!! Esses cupcakes de banana estão de dar água na boca!!!! Eu tb sou super fã da Selminha, estou louca pra fazer um dos cursos dela! Às vezes ela vem à Santos ministrar cursos de um dia na Proplastik!! Beijos e boa semana pra vc!!!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Andreaa!! obrigada querida! A selminha é demais né?! em outubro haverá uma expo aqui no Rio com ela, tô louca pra participar! rsrs bjooo querida***

      Excluir
  6. Oi, Carina,

    Ô tentação neste cupcake entra muita coisa boa e a cobertura de merengue dá um
    toque extra de sabor e textura, que delícia!

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça