segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ovos Beneditinos com molho Holandês

Bom Dia!! Que tal preparar um café da manhã delicioso para  a família? 

Ainda há tempo, para hoje trago uma receita de Ovos Beneditinos com molho Holandês ideal para serem preparados no Brunch



Brunch é um café da manhã tardio quase na hora do almoço, tradicional nos Estados Unidos que é uma mistura de  breakfast (café da manhã) + Lunch (almoço) = Brunch. Os ovos beneditinos nada mais é que o famoso ovos poché, aqueles ovos cozidos na água sem casca? lembra? então está é uma versão mais elaborada e com uns pequenos truques para o sucesso do seu ovo pochet. Um deles é usar um filme plástico em vez de colocá-lo direto na água quente.



Confesso que minhas primeiras tentativas de preparar ovos pochet não foram de muito sucesso.. mas eu sou persistente, e mais uma vez a fantástica Chef Rita Lobo me salvou rs na verdade não sei se o termo correto para ela é Chef, mas ela é uma diva na gastronomia, tem livros publicados, sites e apresentava até pouco tempo o programa Cozinha Prática do canal GNT, de onde eu tirei essa receita de-li-ci-o-sa!


Ao longo da semana, eu já repeti essa receita algumas vezes, e as fiz de algumas formas diferentes. Por exemplo, a Rita Lobo ensina a fazer o Ovo poché (ou pochê) envolvido em filme plástico (dica valiosíssima!), porém teimosa como sou tentei até conseguir fazer no método tradicional, mergulhando direto na água fervente. 


Outro teste foi no molho, na primeira vez fiz o molho mais grossinho, na verdade foi mais acidental do que por querer haha mas ficou mara rs acompanhado com bacons, que eu amooo.. sei não é muito saudável, mas eu não faço sempre rsrs e na segunda vez fiz um molho mais leve (como a receita da Rita lobo), acompanhado de presunto substituindo o bacon. 


Resultado: As duas formas são incrivelmente deliciosas! e a vontade é que o café da manhã não termine nunca! rs
MUITO BOM!haha

Então vamos lá?!

Receita de Ovos Beneditinos com molho Holandês


MOLHO HOLANDÊS

Ingredientes
  • 100g de manteiga
  • 1 gema
  • ½ colher (sopa) de vinagre
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Modo de Preparo
Leve ao micro-ondas uma tigelinha com a manteiga para derreter e reserve. Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver. Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione 1 colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria. 

Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida lentamente, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho. Preste atenção, pois precisa estar quente. Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho. Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.


OVO POCHÉ

Ingredientes
  • 2 fatias de pão de fôrma 
  • 2 fatias de bacon (ou presunto)
  • 2 ovos 
  • 4 colheres (sopa) de molho holandês 
  • orégano a gosto
  • sal a gosto
Modo de Preparo
Para fazer os ovos poché,  leve uma frigideira alta bastante água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo. Recorte 4 quadrados de filme de 30 x 30cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado, para que forme uma trouxinha. Se quiser fazer todos os ovos de uma vez, dê um nó em cada trouxinha. Repita o processo com todos os ovos.

Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares. Isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito. Passados 3 minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água. Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita o procedimento com os demais ovos e reserve. Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer por 30 segundos. 

Aqueça uma frigideira média e coloque um fio de óleo. Junte as fatias de bacon (no máximo 2 por vez) e doure dos dois lados. Reserve. Leve a torradeira ou forno quente as fatias de pão, apenas para aquecer. Coloque uma torrada no prato e espalhe um pouco de molho holandês. Por cima, coloque duas fatias do bacon e o ovo pochê. Regue com mais molho, e adicione orégano a gosto. Repita o procedimento com o outro prato e sirva a seguir. 


E delicie-se!!


3 comentários:

  1. Adoro ovo pochê e estes ficaram com um aspecto maravilhoso!! Tão bom :)
    E como molho holandês deve ficar perfeito!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Oi Carina,
    que café da manhã delicioso, embora eu nunca tenha experimentado, gostei da sua sugestão!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Carina, I LOVE CUPCAKES, será que na festinha de aniversário do blog vc separou alguns p/mim?
    Não tem problema ser congelado não viu? kkkkk
    Querida, parabéns pelo aniversário de 1 aninho do blog, com certeza muitos virão para serem comemorados com todo sucesso que você merece ( como pessoa e como blogueira).
    Agora que eu já bajulei bastante essa pessoinha linda que você é, será que rola um lanchinho igual a esse p/mim? kkkkk
    Delícia, e vc já viu que eu sou fã de lanche né?
    Bjssssssssssss amiga

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça