segunda-feira, 8 de abril de 2013

Bicarbonato de sódio: mil e uma utilidades





Logo, que comecei a fazer cupcakes reparei que boa parte das receitas dos mesmos são feitas adicionadas de bicarbonato de sódio (NaHCO3).  Devido a profissão (sou farmacêutica e atualmente estudo téc.química) eu já sabia das inúmeras utilidades do famoso sal que é uma substância muito utilizada em diversos antiácidos, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico. Porém, não entendia o por quê de utiliza-lo junto com o fermento, visto que aparentemente possuem funções similares.

                                           NaHCO+ HCl <-> NaCl + H2O + CO2
Reação de neutralização


O bicarbonato de sódio é também o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO 2).

 É um excelente higienizador bucal físico, muito abrasivo deve ser utilizado com cautela e químico, atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário.


O bicarbonato de sódio ainda tem diversas utilidades como na limpeza doméstica, controlador de pH no tratamento de piscinas, na fabricação de alguns tipos de extintores entre outros.
Porém, o real motivo que escrevo é a respeito da função do bicarbonato de sódio na produção de massas em geral. 

O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO 2), que faz a massa crescer.  É muito utilizado em massas de cupcake de chocolate pois escurece o mesmo tirando aquele visual de "cara pálida", deixando-o bem escuro. Além de deixar a massa leve e bem fofinha.

Bom, mas muita gente deve se perguntar qual a diferença entre o fermento e o bicarbonato
de sódio..

A diferença está na composição: o bicarbonato de sódio é uma substância química simples, formada por sódio, e carbonato ácido : NaHCO3 


Já o fermento em pó é o bicarbonato acrescentado de fosfato monocálcio, sulfato de alumínio e sódio, fosfato de alumínio e sódio. 

Tanto um como outro são usados na levedação: no meio da massa são formados milhões de minúsculas bolhas de gás CO2.
Essas bolhas são expandidas pelo calor do forno que cozinha a massa e deixa as belas bolhinhas presas, o que torna o bolo fofo, leve e saboroso.



Existe também o fermento biológico, que é um fungo do gênero Saccharomyces (lêvedo). A fermentação biológica é o resultado da ação de bactérias, que ao digerir o açúcar e o amido presente em uma massa de bolo ou pão, produzem gás carbônico e fazem a massa crescer e ficar mais fofa.


Nos bolos utiliza-se geralmente o fermento químico, que é um produto que reage com os açucares, produzindo também gás carbônico  e reproduzindo o efeito do fermento biológico. A vantagem é que a fermentação "química" ocorre mais rapidamente, com o aumento da temperatura, não é necessário esperar a multiplicação das bactérias como no caso de se utilizar o fermento biológico.(O bicarbonato de sódio é um fermento químico).

Então é isso! Espero que essas informações sejam úteis! bjs






2 comentários:

  1. I just сame by to learn аbout thiѕ sitе.
    It appeаrs rеally great and I lіked vіеwing it, thanks for the
    greаt articlе!

    Also vіsit my blog: allproxy verysoft

    ResponderExcluir
  2. hum, mas porque escurece a massa de bolo, será por que ele reage quimicamente com os açucares presente na massa e ha ai uma oxidação no meio(por isso da coloração escurecida)

    ResponderExcluir

Obrigada pelo recadinho! Volte sempre! Carina Mendonça